Educatux - Educação Infantil
- Detalhes
- Categoria: Treinamentos
O SOFTWARE LIVRE TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO
ENSINANDO COM GCOMPRIS
Educatux é um método educacional em que se vai introduzir o professor e o estudante, incluindo os portadores de necessidades especiais, em uma nova abordagem na forma de aprender, através de jogos e atividades pedagógicas, fazendo uso da sala de aula digital e de materiais didáticos que auxiliem na integração das aulas à tecnologia utilizando software livre.
GCompris é uma suite de aplicações educacionais que compreende numerosas atividades para crianças de idade entre 02 e 10 anos. Algumas das atividades são de orientação lúdica, mas sempre com um caráter educacional.
O conteúdo do curso é direcionado às reais necessidades das escolas em busca de profissionais que lidem com educação digital e que alinhem suas aulas à tecnologia.
Professora
Sheyla Acioli
Graduação em Psicologia - Fundação Educacional Jayme de Altavila, FEJAL, AL.
Licenciatura em Psicologia - Fundação Educacional Jayme de Altavila, FEJAL, AL.
Especialização em Psicopedagogia Institucional - Universidade Castelo Branco, UCB-RJ.
Experiência de mais de 12 anos em alfabetização de crianças. Responsável pelas análise das habilidades existentes em cada programa, jogos e atividades propostas e pela produção de atividades relacionadas aos jogos.
Objetivos
Mostrar que o uso de jogos e atividades pedagógicas no computador pode contribuir para desenvolver formas mais complexas de pensamento na medida em que os educandos são levados a refletir sobre seu procedimento.
Demonstrar o uso de técnicas de inclusão digital para crianças portadoras de necessidade especiais.
Ampliar os conhecimentos na área de educação digital para professores e educadores.
Desenvolver 117 jogos, identificando as habilidades trabalhadas em cada jogo.
Produzir atividades pedagógicas associando o conteúdo desenvolvido em sala com os jogos do Gcompris.
Pré-Requisitos
Conhecimento básico em informática e alfabetização.
Público Alvo
Professores, pedagogos, psicopedagogos e todos interessados por educação e/ou computação.
Carga Horária:
60 horas.
Cronograma do Curso
Módulo 1
Desenvolver os jogos, analisar habilidades, produzir atividades dos seguintes jogos:
1 - Jogos de descoberta do computador
- Jogos de manipulação do teclado
- Mande a bola para o Tux
- Letras cadentes
- Números com dados
- Palavras cadentes
Jogos de manipulação do mouse
- Clique em mim
- Movimente o mouse
- Clique com o mouse
- Controle a mangueira
- Clique e desenhe
- Duplo clique com o mouse
- Cobrança de pênalti
2 - Jogos de Diversão
- Jogo de futebol
- Tuxpaint
- Hexágono
- Seu editor de textos
- Crie um desenho ou animação
- Converse e desenhe com seus amigos
Módulo 2
Desenvolver os jogos, analisar habilidades, produzir atividades dos seguintes jogos:
3 - Jogos de Descoberta
- Cores
- Cores
- Repetir o mosaico
- Leia o nome das cores
- Cores avançadas
- Labirinto
- Labirinto
- Labirinto 3D
- Labirinto - movimento relativo
- Labirinto invisível
- Memória
- Jogo da memória com imagens
- Jogo da memória auditiva
- Ferrovia
- Jogo da memória com imagens contra o Tux
- Jogo da memória auditiva contra o Tux
- Som
- Melodia
- Jogos Diversos
- Itens correspondentes
- Complete o quebra-cabeça
- Chronos
- Diferenciar a mão esquerda da mão direita
- Algoritmo
- O relógio
- Encontre os detalhes
- Tabela de correlação
- Localizar a região
- Localizar os países
Módulo 3
Desenvolver os jogos, analisar habilidades, produzir atividades dos seguintes jogos:
4 - Jogos de Matemática
- Numeração
- Contagem de itens
- Jogo da memória com números
- Números com pares de dados
- O chapéu mágico da adição
- O chapéu mágico da subtração
- Números em ordem
- Praticar subtração em um jogo divertido
- Adivinhar um número
- Ligue os pontos seguindo os números
- Dinheiro
- Pratique o uso do dinheiro
- Devolva o troco ao Tux
- Pratique o uso do dinheiro incluindo os centavos
- Devolva o troco ao Tux incluindo os centavos
- Geometria
- Uma ferramenta simples de desenho vetorial
- Redesenhe o item mostrado
- Espelhe o item mostrado
Módulo 4
Desenvolver os jogos, analisar habilidades, produzir atividades dos seguintes jogos:
Jogos de Matemática
- Cálculos
- Acerte a balança – peso em quilos
- Acerte a balança- peso em gramas
- Pratique a adição com jogo de tiro ao alvo
- Encontre as operações correspondentes à resposta fornecida
- Álgebra
- Pratique a operação de soma
- Pratique a operação de subtração
- Pratique a operação de multiplicação
- Mastigadores de números
- Mastigadores de números iguais
- Mastigadores de números diferentes
- Mastigadores de números múltiplos
- Mastigadores de números fatoriais
- Mastigadores de números primos
- Jogos da memória com matemática
- Jogo da memória com adição
- Jogo da memória com subtração
- Jogo da memória com adição e subtração
- Jogo da memória com multiplicação
- Jogo da memória com divisão
- Jogo da memória com multiplicação e divisão
- Jogo da memória com todas as operações
- Jogo da memória com adição contra o Tux
- Jogo da memória com subtração contra o Tux
- Jogo da memória com adição e subtração contra o Tux
- Jogo da memória com multiplicação contra o Tux
- Jogo da memória com divisão contra o Tux
- Jogo da memória com multiplicação e divisão contra o Tux
- Jogo da memória com todas as operações contra o Tux
Módulo 5
Desenvolver os jogos, analisar habilidades, produzir atividades dos seguintes jogos:
5 - Jogos de Quebra-cabeças
Monte o quebra-cabeça
O quebra-cabeça tangram
Construa o mesmo modelo
Torre de hanói simplificada
Explorador de fotos
Super inteligência
Um quebra-cabeças de peças deslizantes
A torre de hanói
Sudoku
O jogo dos quinze
Apague as luzes
6 - Jogos de Leitura
- Clique em uma letra
- Jogo da memória com números por extenso
- Prática de leitura
- A letra desaparecida
- Prática de leitura na horizontal
- Prática de leitura na vertical
- Nome da imagem
- O clássico jogo da forca
Módulo 6
Desenvolver os jogos, analisar habilidades, produzir atividades dos seguintes jogos:
7 - Jogos de experiência
- Paraquedista
- Opere uma comporta de canal
- Aprender o ciclo da água
- Aprender sobre o sistema elétrico
- Eletricidade
- Pilote um submarino
- Corrida marítima - 1 jogador
- Corrida marítima - 2 jogadores
8- Jogos de Estratégia
- Oware
- Jogo das bolas
- Ligue 4 - 1 jogador
- Ligue 4 - 2 jogadores
- Xadrez
- Aprender a jogar xadrez
- Prática de xadrez- modo aprendizado
- Finalize o jogo de xadrez