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Educatux - Educação Infantil



O SOFTWARE LIVRE TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO


ENSINANDO COM GCOMPRIS

Educatux é um método educacional em que se vai introduzir o professor e o estudante, incluindo os portadores de necessidades especiais, em uma nova abordagem na forma de aprender, através de jogos e atividades pedagógicas, fazendo uso da sala de aula digital e de materiais didáticos que auxiliem na integração das aulas à tecnologia utilizando software livre.

GCompris é uma suite de aplicações educacionais que compreende numerosas atividades para crianças de idade entre 02 e 10 anos. Algumas das atividades são de orientação lúdica, mas sempre com um caráter educacional.

O conteúdo do curso é direcionado às reais necessidades das escolas em busca de profissionais que lidem com educação digital e que alinhem suas aulas à tecnologia.

Professora
Sheyla Acioli

Graduação em Psicologia - Fundação Educacional Jayme de Altavila, FEJAL, AL.
Licenciatura em Psicologia - Fundação Educacional Jayme de Altavila, FEJAL, AL.
Especialização em Psicopedagogia Institucional - Universidade Castelo Branco, UCB-RJ.

Experiência de mais de 12 anos em alfabetização de crianças. Responsável pelas análise das habilidades existentes em cada programa, jogos e atividades propostas e pela produção de atividades relacionadas aos jogos.

Objetivos
Mostrar que o uso de jogos e atividades pedagógicas no computador pode contribuir para desenvolver formas mais complexas de pensamento na medida em que os educandos são levados a refletir sobre seu procedimento.
Demonstrar o uso de técnicas de inclusão digital para crianças portadoras de necessidade especiais.
Ampliar os conhecimentos na área de educação digital para professores e educadores.
Desenvolver 117 jogos, identificando as habilidades trabalhadas em cada jogo.
Produzir atividades pedagógicas associando o conteúdo desenvolvido em sala com os jogos do Gcompris.

Pré-Requisitos
Conhecimento básico em informática e alfabetização.

Público Alvo
Professores, pedagogos, psicopedagogos e todos interessados por educação e/ou computação.

Carga Horária:

60 horas.


Cronograma do Curso

Módulo 1
Desenvolver os jogos, analisar habilidades, produzir atividades dos seguintes jogos:

1 - Jogos de descoberta do computador

  • Jogos de manipulação do teclado
  • Mande a bola para o Tux
  • Letras cadentes
  • Números com dados
  • Palavras cadentes


Jogos de manipulação do mouse

  • Clique em mim
  • Movimente o mouse
  • Clique com o mouse
  • Controle a mangueira
  • Clique e desenhe
  • Duplo clique com o mouse
  • Cobrança de pênalti


2 - Jogos de Diversão

  • Jogo de futebol
  • Tuxpaint
  • Hexágono
  • Seu editor de textos
  • Crie um desenho ou animação
  • Converse e desenhe com seus amigos


Módulo 2
Desenvolver os jogos, analisar habilidades, produzir atividades dos seguintes jogos:

3 - Jogos de Descoberta

  • Cores
  • Cores
  • Repetir o mosaico
  • Leia o nome das cores
  • Cores avançadas

 

  • Labirinto
  • Labirinto
  • Labirinto 3D
  • Labirinto - movimento relativo
  • Labirinto invisível

 

  • Memória
  • Jogo da memória com imagens
  • Jogo da memória auditiva
  • Ferrovia
  • Jogo da memória com imagens contra o Tux
  • Jogo da memória auditiva contra o Tux

 

  • Som
  • Melodia

 

  • Jogos Diversos
  • Itens correspondentes
  • Complete o quebra-cabeça
  • Chronos
  • Diferenciar a mão esquerda da mão direita
  • Algoritmo
  • O relógio
  • Encontre os detalhes
  • Tabela de correlação
  • Localizar a região
  • Localizar os países


Módulo 3
Desenvolver os jogos, analisar habilidades, produzir atividades dos seguintes jogos:

4 - Jogos de Matemática

  • Numeração
  • Contagem de itens
  • Jogo da memória com números
  • Números com pares de dados
  • O chapéu mágico da adição
  • O chapéu mágico da subtração
  • Números em ordem
  • Praticar subtração em um jogo divertido
  • Adivinhar um número
  • Ligue os pontos seguindo os números

 

  • Dinheiro
  • Pratique o uso do dinheiro
  • Devolva o troco ao Tux
  • Pratique o uso do dinheiro incluindo os centavos
  • Devolva o troco ao Tux incluindo os centavos
  • Geometria
  • Uma ferramenta simples de desenho vetorial
  • Redesenhe o item mostrado
  • Espelhe o item mostrado


Módulo 4
Desenvolver os jogos, analisar habilidades, produzir atividades dos seguintes jogos:

Jogos de Matemática

  • Cálculos
  • Acerte a balança – peso em quilos
  • Acerte a balança- peso em gramas
  • Pratique a adição com jogo de tiro ao alvo
  • Encontre as operações correspondentes à resposta fornecida

 

  • Álgebra
  • Pratique a operação de soma
  • Pratique a operação de subtração
  • Pratique a operação de multiplicação

 

  • Mastigadores de números
  • Mastigadores de números iguais
  • Mastigadores de números diferentes
  • Mastigadores de números múltiplos
  • Mastigadores de números fatoriais
  • Mastigadores de números primos

 

  • Jogos da memória com matemática
  • Jogo da memória com adição
  • Jogo da memória com subtração
  • Jogo da memória com adição e subtração
  • Jogo da memória com multiplicação
  • Jogo da memória com divisão
  • Jogo da memória com multiplicação e divisão
  • Jogo da memória com todas as operações
  • Jogo da memória com adição contra o Tux
  • Jogo da memória com subtração contra o Tux
  • Jogo da memória com adição e subtração contra o Tux
  • Jogo da memória com multiplicação contra o Tux
  • Jogo da memória com divisão contra o Tux
  • Jogo da memória com multiplicação e divisão contra o Tux
  • Jogo da memória com todas as operações contra o Tux



Módulo 5
Desenvolver os jogos, analisar habilidades, produzir atividades dos seguintes jogos:

5 - Jogos de Quebra-cabeças

Monte o quebra-cabeça
O quebra-cabeça tangram
Construa o mesmo modelo
Torre de hanói simplificada
Explorador de fotos
Super inteligência
Um quebra-cabeças de peças deslizantes
A torre de hanói
Sudoku
O jogo dos quinze
Apague as luzes

6 - Jogos de Leitura

  • Clique em uma letra
  • Jogo da memória com números por extenso
  • Prática de leitura
  • A letra desaparecida
  • Prática de leitura na horizontal
  • Prática de leitura na vertical
  • Nome da imagem
  • O clássico jogo da forca


Módulo 6
Desenvolver os jogos, analisar habilidades, produzir atividades dos seguintes jogos:

7 - Jogos de experiência

  • Paraquedista
  • Opere uma comporta de canal
  • Aprender o ciclo da água
  • Aprender sobre o sistema elétrico
  • Eletricidade
  • Pilote um submarino
  • Corrida marítima - 1 jogador
  • Corrida marítima - 2 jogadores


8- Jogos de Estratégia

  • Oware
  • Jogo das bolas
  • Ligue 4 - 1 jogador
  • Ligue 4 - 2 jogadores

 

  • Xadrez
  • Aprender a jogar xadrez
  • Prática de xadrez- modo aprendizado
  • Finalize o jogo de xadrez


Central de Atendimento

Disponível de Segunda - Sexta-Feira, 11:00 - 21:00 hs |  Sábado, 09:00 - 14:00 hs

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