Atenas Tecnologia

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ITIL V3 / V4

OBJETIVO
O objetivo do curso é abordar os conceitos, termos, definições, objetivos, benefícios e relacionamentos dos principais processos e funções para o Gerenciamento de Serviços de TI, de acordo com o modelo de melhores práticas do ITIL (Information Technology Infrastructure Library).
ITIL é um conjunto de práticas de gerenciamento de serviços de TI que implementam e mantem um gerenciamento de serviços de TI focado em pessoas, processos, tecnologia e parceiros. Neste curso será abordada a V3, versão atual.

PÚBLICO ALVO
O curso é voltado para profissionais ou executivos que necessitem ou assessoram na tomada de decisões de investimento sobre seus projetos. Profissionais esses que tenham interesse em entender e aplicar essas ferramentas em suas atividades, das áreas de: TI (CIO, gerentes de projetos, analistas de segurança, analistas de negócio, desenvolvedores, analistas de produção etc.), Negócios (diretores, gestores de processos etc.), Auditoria, Controles Internos, Riscos e Compliance.

PRÉ-REQUISITOS

É recomendável que possua experiência profissional com serviços de TI – Tecnologia da Informação.

CARGA HORÁRIA

28 horas.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO 1:

  • Introdução ao Gerenciamento de Serviços (GSTI/ITSM)
  • Definição de um Serviço e de Gerenciamento de Serviços de TI;
  • O que é Gerenciamento de Serviços de TI;
  • Programa de Aperfeiçoamento de Serviços (PAS – Contínuo);
  • Entendimento sobre Funções, Papéis e Processos;
  • Importância dos processos, pessoas, ferramentas e cultura organizacional;
  • Ciclo de Vida do Serviço.


MÓDULO 2:

  • Introdução ao ITIL
  • O que é ITIL e o que não é;
  • O que muda da v2 para v3;
  • Introdução ao ITIL v3.


MÓDULO 3:

  • Estratégia do Serviço
  • Gerenciamento do Portfólio de Serviços;
  • Gerenciamento da Demanda;
  • Gerenciamento Financeiro de TI.


MÓDULO 4:

  • Desenho do Serviço
  • Gerenciamento do Catálogo de Serviços;
  • Gerenciamento de Nível de Serviço;
  • Gerenciamento de Fornecedores;
  • Gerenciamento de Capacidade;
  • Gerenciamento de Disponibilidade;
  • Gerenciamento de segurança da informação;
  • Gerenciamento de Continuidade de Serviços de TI.


MÓDULO 5:

  • Transição do Serviço
  • Gerenciamento de Configuração e Ativos dos Serviços;
  • Gerenciamento de Mudanças;
  • Gerenciamento de Liberação e Distribuição.


MÓDULO 6:

  • Operações do Serviço
  • Gerenciamento de Eventos;
  • Gerenciamento de Incidentes;
  • Cumprimento de Requisições;
  • Gerenciamento de Problemas;
  • Gerenciamento de Acesso.


MÓDULO 7:

  • Funções ITIL
  • Gerenciamento Técnico;
  • Gerenciamento de Aplicações;
  • Gerenciamento de Operações;
  • Central de Serviços.


MÓDULO 8:

  • Melhoria Contínua do Serviço
  • Os 7 passos da melhoria contínua;
  • Medição de Serviços;
  • Tecnologia e arquitetura.


MÓDULO 9:

  • Conceitos ITIL
  • Criação de Valor: Utilidade e Garanta;
  • Papel da Governança;
  • Sistema de Gerenciamento do Conhecimento do Serviço;
  • Sistema de Gerenciamento de Configuração;
  • Biblioteca Definitiva de Mídia;
  • Evento;
  • O Papel da Comunicação na Operação do Serviço;
  • Modelo V;
  • Modelo PDCA.


Cronograma
A ser definido de acordo com o início do curso na Atenas Tecnologia.

Central de Atendimento

Disponível de Segunda - Sexta-Feira, 11:00 - 21:00 hs |  Sábado, 09:00 - 14:00 hs

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Endereços dos Laboratórios

1

Laboratório 1, Asa Norte , Brasília-DF

SCLN 113, Bloco C, Sala 204
Tel: (061) 4141-7789
2

Laboratório 2, FAJESU , Taguatinga-DF

Tel: (061) 4141-7789