Atenas Tecnologia

Contato: (61) 9 8207 0729 (WhatsApp)

Fundamentos de Governança de TI com preparação para a Certificação ITIL V3 e COBIT 4.1 Foundation


ITIL V 3


OBJETIVO
O objetivo do curso é abordar os conceitos, termos, definições, objetivos, benefícios e relacionamentos dos principais processos e funções para o Gerenciamento de Serviços de TI, de acordo com o modelo de melhores práticas do ITIL (Information Technology Infrastructure Library).
ITIL é um conjunto de práticas de gerenciamento de serviços de TI que implementam e mantem um gerenciamento de serviços de TI focado em pessoas, processos, tecnologia e parceiros. Neste curso será abordada a V3, versão atual.

PÚBLICO ALVO
O curso é voltado para profissionais ou executivos que necessitem ou assessoram na tomada de decisões de investimento sobre seus projetos. Profissionais esses que tenham interesse em entender e aplicar essas ferramentas em suas atividades, das áreas de: TI (CIO, gerentes de projetos, analistas de segurança, analistas de negócio, desenvolvedores, analistas de produção etc.), Negócios (diretores, gestores de processos etc.), Auditoria, Controles Internos, Riscos e Compliance.

PRÉ-REQUISITOS

É recomendável que possua experiência profissional com serviços de TI – Tecnologia da Informação.

CARGA HORÁRIA

28 horas.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO 1:

  • Introdução ao Gerenciamento de Serviços (GSTI/ITSM)
  • Definição de um Serviço e de Gerenciamento de Serviços de TI;
  • O que é Gerenciamento de Serviços de TI;
  • Programa de Aperfeiçoamento de Serviços (PAS – Contínuo);
  • Entendimento sobre Funções, Papéis e Processos;
  • Importância dos processos, pessoas, ferramentas e cultura organizacional;
  • Ciclo de Vida do Serviço.


MÓDULO 2:

  • Introdução ao ITIL
  • O que é ITIL e o que não é;
  • O que muda da v2 para v3;
  • Introdução ao ITIL v3.


MÓDULO 3:

  • Estratégia do Serviço
  • Gerenciamento do Portfólio de Serviços;
  • Gerenciamento da Demanda;
  • Gerenciamento Financeiro de TI.


MÓDULO 4:

  • Desenho do Serviço
  • Gerenciamento do Catálogo de Serviços;
  • Gerenciamento de Nível de Serviço;
  • Gerenciamento de Fornecedores;
  • Gerenciamento de Capacidade;
  • Gerenciamento de Disponibilidade;
  • Gerenciamento de segurança da informação;
  • Gerenciamento de Continuidade de Serviços de TI.


MÓDULO 5:

  • Transição do Serviço
  • Gerenciamento de Configuração e Ativos dos Serviços;
  • Gerenciamento de Mudanças;
  • Gerenciamento de Liberação e Distribuição.


MÓDULO 6:

  • Operações do Serviço
  • Gerenciamento de Eventos;
  • Gerenciamento de Incidentes;
  • Cumprimento de Requisições;
  • Gerenciamento de Problemas;
  • Gerenciamento de Acesso.


MÓDULO 7:

  • Funções ITIL
  • Gerenciamento Técnico;
  • Gerenciamento de Aplicações;
  • Gerenciamento de Operações;
  • Central de Serviços.


MÓDULO 8:

  • Melhoria Contínua do Serviço
  • Os 7 passos da melhoria contínua;
  • Medição de Serviços;
  • Tecnologia e arquitetura.


MÓDULO 9:

  • Conceitos ITIL
  • Criação de Valor: Utilidade e Garanta;
  • Papel da Governança;
  • Sistema de Gerenciamento do Conhecimento do Serviço;
  • Sistema de Gerenciamento de Configuração;
  • Biblioteca Definitiva de Mídia;
  • Evento;
  • O Papel da Comunicação na Operação do Serviço;
  • Modelo V;
  • Modelo PDCA.


COBIT  4.1

OBJETIVO
O objetivo do curso de CobiT - Governança de TI é atender à necessidade de se implantar uma Estrutura de Controle baseada no CobiT. Os elementos do CobiT Framework são explicados usando exemplos e exercícios práticos. O aluno aprenderá sobre aspectos da Governança de TI que estão afetando organizações globais e como o COBIT endereça estas necessidades com sua estrutura de Controle e Governança.

PÚBLICO ALVO
O curso de CobiT é projetado para auxiliar três audiências distintas: Diretores, Gerentes e Profissionais de TI que necessitam, avaliar o risco e controlar os investimentos de TI em uma empresa; Atuar com alinhamento entre a TI e os negócios; Entender a governança de TI e como melhores práticas de gestão da TI; Gerenciar e controlar a área de TI de forma mais transparente e atender as metas de TI e de negócio; Evidenciar a relação dos seus objetivos, custos, riscos e resultados; Consultores e Auditores que podem se: Apoiar nas recomendações do CobiT para avaliar o nível da gestão de TI e aconselhar o controle interno da empresa; Precisam se preparar melhor para suas atividades através do entendimento das melhores práticas de mercado para Governança de TI com uso do CobiT®; Diretores, Gerentes e usuários de outras áreas que precisam: Ter garantias de que os serviços de TI dos quais dependem os seus produtos e serviços para os clientes internos e externos estão sendo bem gerenciados: Conhecer o modelo de referência CobiT® e a ajuda mais melhorias que o mesmo traz para os negócios; Estar em conformidade com as regulamentações relativas a governança de TI; Entender o funcionamento da TI como instrumento alinhado às estratégias de negócios da empresa.

PRÉ-REQUISITOS
É recomendável que possua experiência profissional com serviços de TI – Tecnologia da Informação.

CARGA HORÁRIA

16 horas.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO 1

  • Fundamentos da Governança de TI (Conceitos, princípios e áreas de foco da Governança de TI);

MÓDULO 2

  • Regulamentos que impactam a TI (Sarbanes Oxley, Basiléia II, COSO e outros regulamentos nacionais);

MÓDULO 3

  • COBIT:
    • Missão e composição;
    • Estrutura;
    • Domínios, processos, critérios e recursos;
    • Modelo de Maturidade;
    • Fatores críticos de sucesso;
    • Indicadores de metas e de desempenho;
    • Link entre Indicadores e Processos de TI;
    • Modelo de implantação;
MÓDULO 4
  • Produtos do ITGI que suportam o COBIT:
    • COBIT Online;
    • VAL IT;
    • Cobit Quickstart;
    • IT Assurance Guide;
    • IT Governance Implementation Guide;
MÓDULO 5
  • Priorizando os processos com o uso do BSC;
  • Visão Geral de Frameworks de TI: ITIL V3, ISO/IEC 38500, ISO/IEC 20000, ISO/IEC 27001, PMBOK, PRINCE2 e CMMI;
MÓDULO 6
  • Simulados


CONDIÇÕES

  • A prova pode ser feita na Atenas ou em uma de nossas parceiras;
  • Os alunos só estarão liberados a fazer a prova quando tiver acertando 80% dos simulados;
  • Se o alunos não tirar a certificação terá o direito de fazer o curso novamente (na próxima turma).


CRONOGRAMA
A ser definido de acordo com o início do curso na Atenas Tecnologia.

Home Cursos Engenharia de Software ITIL V3 e COBIT 4.1 Foundation

Central de Atendimento

Disponível de Segunda - Sexta-Feira, 11:00 - 21:00 hs |  Sábado, 09:00 - 14:00 hs

Conecte-se conosco

Endereços dos Laboratórios

1

Laboratório 1, Asa Norte , Brasília-DF

SCLN 113, Bloco C, Sala 204
Tel: (061) 4141-7789
2

Laboratório 2, FAJESU , Taguatinga-DF

Tel: (061) 4141-7789